quarta-feira, 30 de março de 2011

PIB - Produto Interno Bruto.

Que produto? Interno de onde? Bruto? Assim não dá. Assim não pode.

Essas siglas são apenas pra facilitar pessoas que falam, escrevem, lidam e trabalham com isso a todo momento. De forma geral, podemos traduzir como sendo a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país durante certo período (trimestralmente ou anualmente) calculado oficialmente pelo IBGE.
E isso vai desde o cafézinho (bem) que você toma de manhã, até o rapaz que te serve o café (serviço). Especificamos então que: "produto" são os bens e serviços; "interno" significa dentro de um grupo, seja ele uma cidade, um estado, um país e por que não de uma empresa; e "bruto" é pelo fato da soma ser baseada no preço final do produto, descontando todos os impostos das matérias-primas usadas em sua fabricação, como por exemplo, o pãozinho que já contabilizou imposto na farinha, que já teve imposto no fermento e nos outros ingredientes, até chegar no consumidor final: VOCÊ!

Sabemos então que tudo tem um preço. TUDO! Uma discussão comum é: Por que os afazeres domésticos não contabilizam no PIB? Eu tenho alguns pensamentos sobre o assunto, mas está aí uma excelente pergunta para sua reflexão.

4 comentários:

  1. A equação do PIB, mede apenas o valor monetário de todos os bens e serviços finais que foram comprados e vendidos dentro das fronteiras do Brasil em um dado ano. Ou seja, o PIB é apenas um cálculo de todas as transações monetárias envolvendo bens e serviços finais. Ele é utilizado para mensurar o gasto agregado da economia.

    A importância de tal afirmação não pode ser ignorada, pois é ela quem nos permite uma compreensão bem mais acurada sobre o que realmente se mensura quando se fala de PIB. O PIB não mensura um aumento na produção de bens e serviços, tampouco um aumento genuíno da riqueza, mas sim o valor monetário (ou seja, preços) de tais bens e serviços. Quanto mais se gasta em bens e serviços — isto é, quanto maior o volume de gastos —, maior será o PIB.

    E o que significa isso? Significa que o PIB é uma equação que depende primordialmente da inflação monetária — isto é, do aumento da quantidade de dinheiro na economia. O valor do PIB aumenta de acordo com essa inflação. Se o Banco Central aumenta a quantidade de dinheiro na economia, isso elevará a quantidade de transações monetárias (volume de gastos) que ocorrem na economia. Mais ainda: aumentará os preços. Logo, o valor monetário dos bens e serviços será maior. Por conseguinte, o PIB também será maior.

    Quando se olha por esse ângulo, as coisas podem parecer nebulosas, mas isso ocorre justamente porque a equação não faz sentido do ponto de vista econômico. O que os economistas chamam de "crescimento econômico" mensurado pelo PIB de um ano para o outro nada mais é do que aumento do valor final (preço) das transações monetárias de um ano para o outro. Esse resultado nominal é dividido por um questionável deflator de preços, para se obter o PIB real.

    Logo, quanto maior for a injeção de dinheiro na economia, maior será o volume de gastos — e consequentemente maior será o "crescimento econômico" mensurado pelo PIB. Em suma, mais dinheiro gera mais gastos, o que gera maior "crescimento econômico".

    ResponderExcluir
  2. Só para dar um toque em um trecho que acho que está equivocado : "um país e porque não de uma empresa".
    Do modo como está escrito parece que faltou um trecho,pois ou você esqueceu de escrever o motivo de não ser de usado em uma empresa ou esqueceu de dar o espaço entre o por e o que, indicando que era um questionamento.
    Acredito que era o segundo caso, não?

    ResponderExcluir
  3. Oi Gian. Muito obrigada. Realizei a correção. Era um questionamento mesmo.
    =)

    ResponderExcluir
  4. Bárbara,

    Sei que o post é um pouco antigo. Mas como só conheci hoje, vamos lá...

    Na verdade alguns serviços, que deveriam, ainda não são contabilizadas pelo PIB. Até o ano 2000, algumas atividades ainda ficavam fora do PIB, é o caso da consultoria de software, processamento de dados, agências de notícias, atividades de cinema, rádio e TV, serviços de telefonia celular e serviços financeiros.

    Isso se deu através de uma mudança no método, realizada pelo FMI. Ou seja, a inclusão e exclusão de um determinado serviço não é tão simples, principalmente naqueles casos de difícil mensuração (como o trabalho doméstico).

    Podemos ficar na espectativa que este serviço seja incluído, embora eu particularmente não acredito que seja de grande relevância no resultado final do PIB brasileiro.

    Saudações,

    Daniel Campelo
    Economista e Professor

    ResponderExcluir