domingo, 1 de maio de 2011

Inflação, a desmoralização de um mito.

O que é inflação?

Muita gente se pergunta o que é isso (e a maior parte que diz que sabe, não sabe direito o que é). E foi um tema sugerido pela minha colega de classe Juliana Guinever para o blog.

E não é um bicho de sete cabeças, apesar de uma grande massa explicar como tal. (Ó pai, ó Céus).

Inflação é um aumento generalizado de preços, não, não é. O aumento dos preços é o efeito de uma causa. E a causa é um aumento na quantidade de dinheiro (cédulas e moedas metálicas) em circulação, bem como a quantidade de depósitos bancários que podem ser utilizados por meio de cheques, que por sua vez, (aí sim) provoca o EFEITO de um aumento generalizado nos preços (tanto em bens, quanto em serviços).
Simples. ACABOU!


                                           (Imagem: http://www.tribunadosisal.com.br/v1/?p=3428)

Depois disso só a manipulação governamental para estabilizar, diminuir e afins. (Isso mesmo, MANIPULAÇÃO).
Teóricamente, quanto mais perto de 0 estiver, melhor. Na prática, preciso estudar mais para concluir essa dúvida.

Para saber mais, indico a leitura: "Inflação: uma política fiscal impraticável" de Ludwing Von Mises.

A dúvida que eu citei no post de ontem que eu gostaria de compartilhar com vocês é: Impressão minha, ou sutilmente estamos começando a vivenciar um boicote mundial? Tenho lido algumas matérias em diversos meios de comunicação que me despertaram essa dúvida. Uma delas foi no Valor Econômico do dia 28 de Abril de 2011, saiu uma reportagem dizendo que: "A Rússia adota restrições à compra de carne brasileira", sendo que ela é um dos principais mercados para as carnes do Brasil. E de acordo com o site da Revista Exame de quinta-feira dia 28 de Abril de 2011: "A Bovespa está enfrentando uma constante desvalorização e pode se tornar uma "terra de ninguém", afirmou o jornal britânico Financial Times nesta quinta-feira". Entre outras.
Ok, é especulação minha, mas será que o Brasil é esse berço esplêndido que tanto divulgam internacionalmente?